• KovaM
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte
Aveiro

Professora titular de viola e violino na "Escuela de Música de la Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas" (UNICACH) em México, onde tem sido coordenadora do departamento de cordas, maestrina da "Camerata de la UNICACH " e diretora artística do "PaaxFest Chiapas - Festival Internacional de Música" entre 2009 e 2015. Atualmente realiza estudos de doutoramento na Universidade de Aveiro (Portugal) e é professora de ensino superior de viola no "Centro Superior de Enseñanza Musical Progreso Musical" em Madrid. É regularmente convidada como performer e docente em festivais internacionais de música, salas de concerto e centros superiores de ensino musical em México, Estados Unidos e Espanha. Entre seus projetos artísticos destaca-se o Dúo Ditirambo, conjunto de viola e guitarra que fundou em 2008 com seu marido Alfonso Aguirre Dergal. Com este conjunto tem estreado obras de compositores como Leonardo Coral, Julio César Oliva, Mario Gosálvez Blanco, Fernando Buide del Real, Flores Chaviano e Claudia Herrerías.
Realizou os estudos superiores em performance no "Real Conservatorio Superior de Música de Madrid", e depois na Yale University e na Köln Hochschule für Musik (Alemanha), como beneficiária das bolsas Fulbright e Alexander Von Humboldt. Recebeu o Georgina Lucy Grosvenor Memorial Prize 2008, outorgado cada ano "a o violista que durante sua estadia em Yale mostrou o maior potencial de sucesso como solista e músico de câmara". Recentemente tem começado seu trabalho como pesquisadora e tem participado com a presentação de um recital-conferência no congresso PERFORMA' 15 na Universidade de Aveiro.

Tese de Doutoramento

Título: Viola e guitarra como sujeito coletivo

Abstract
Este projeto de pesquisa tem como objetivo proporcionar conhecimento sobre os processos de criatividade coletiva que se desenvolvem em ensaios e performances de conjuntos de música de câmara, estando a utilizar o duo de viola e guitarra como um estudo de caso. A exploração dos distintos recursos expressivos e técnicos que realizam os performers de diferentes conjuntos culmina numa diversidade de interpretações coletivas, o que explica e justifica ouvir numerosas versões da mesma peça musical. Minha pesquisa é baseada na compreensão deste processo de transformação que ocorre por meio de experiências artísticas partilhadas e que está a gerar uma identidade musical que caracteriza cada conjunto. Identidade pertencente a um sujeito coletivo que, hipoteticamente, tem sua própria personalidade.

Palavras chave: música de câmara, criatividade, personalidade coletiva.