• Dança 1
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutorando
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Música. Av. Prof. Moraes Rego, 1235 Cidade Universitária
Recife / PE
Brasil
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
CV:

Nota Biográfica

Professor assistente mestre da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Doutorando em Música pela Universidade de Aveiro com pesquisa na área de etnomusicologia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase principalmente nos seguintes temas: música popular, música tradicional, música brasileira, piano, arranjo e composição.

 

Tese de Doutoramento

Título: Escuta e os processos generativos: a individuação do músico na performance do jazz

Resumo do projeto de investigação:
A proposta de investigação segue o curso de minha atuação como performer/compositor e surge a partir de questionamentos sobre como se dá a individuação do(s) músico(s) em performance a partir da suas próprias experiências e reflexões. Com base num corpus teórico informado pelo projeto filosófico de Gilbert Simondon, notadamente sua teoria da individuação, pela musicologia, etnomusicologia e pelos jazz studies, meu objetivo principal é investigar a escuta como técnica que junto ao indivíduo e ao meio, formam um conjunto em permanente tensão e reformulação. Para Simondon, o homem, a técnica e o meio são produtos, produtores e reprodutores da própria realidade que estão inseridos. São membros indissociáveis deste conjunto em permanente contato, em equilíbrio instável que se renovam de modo contínuo e mutuamente. Proponho uma articulação filosófica entre dois planos de operação: o metodológico e o ontológico. Proponho o diálogo entre a performance e o pensamento que a subjaz, através da concepção e montagem de um concerto que problematize, em cena, a própria experiência e conceituação sobre gênese e performance aliado a tese escrita. É uma pesquisa artística participante, interdisciplinar, em que atuo como performer e pesquisador, ancorada sobre dois grandes campos de conhecimento: o da música e o da filosofia.

Palavras-chave: escuta, individuação, improvisação, jazz, práticas interpretativas, Gilbert Simondon.