• Dança 1
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA Av. de Berna, n.º 26 C
Tel: +351 21 790 83 08

Miguel Alexandre Freitas Almeida: Investigador colaborador no Instituto de Etnomusicologia - Centros de Estudos em Música e Dança (INET-MD). Doutorando em Etnomusicologia onde desenvolve investigação sobre a articulação entre a Tecnologia e a Fenomenologia do Som na produção de fonogramas. Licenciado em música (variante de instrumento) - Universidade de Aveiro e em Ciências Musicais (Universidade Nova de Lisboa) e Mestre em Etnomusicologia (Universidade Nova de Lisboa). Foi docente na Pós Graduação em Estudos de Música Popular (Universidade Nova de Lisboa, 2011-12). É desde 2006 docente e membro da direcção do Conservatório de Música de Sintra onde desevolve actividade pedagógica nas áreas Científica e Técnico-Artística. Foi bolseiro no INET-MD na qualidade de redactor, revisor científico e membro da Equipa Editorial da Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Publicou duas entradas na Continuum Enciclopedia of Popular Music of the World Part III - Genres, Europe (no prelo). Desenvolveu investigação sobre o surgimento e disseminação dos géneros musicais e o seu papel na produção de repertórios, apresentada em tese e conferências. Foi Director coral na Associação Coral de Sintra (2004-10). Mantém actividade como músico desde 1999. Os seus interesses científicos recaem sobre a veiculação de conhecimento sobre música e som entre os agentes envolvidos na sua produção e fruição.

Grupo de Investigação: Etnomusicologia e Estudos em Música Popular

(ver CV)