• citara
Universidade Federal do Piauí Departamento de Música e Artes Visuais Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga
Teresina/PI
6404-9-550
Brasil

Cantora de jazz com carreira internacional e 5 discos no mercado, Jacinta editou na Blue Note Records e é detentora do único disco de ouro da história do jazz português - Tribute to Bessie Smith, com mais de 25000 exemplares vendidos. Jacinta ocupa actualmente um lugar de professora substituta na Universidade Federal do Piauí, Brasil e faz parte do corpo discente do Programa Doutoral em Música da Universidade de Aveiro, realizando pesquisa na área da improvisação jazz vocal que experiencia há mais de 20 anos. É mestre em jazz performance pela Manhattan School of Music, Nova Iorque, instituição onde lhe foi atribuída a única bolsa de estudos completa na área do canto jazz e licenciada em composição clássica pela Universidade de Aveiro.

Tese de Doutoramento

Os dedos também ouvem?

Contributos para o estudo dos processos da improvisação vocal no seio dos cantores de jazz.

São já consideráveis os estudos dedicados ao tema da improvisação, nomeadamente instrumental, dos quais se podem extrair pertinentes pontos de partida para a compreensão do fenómeno nos cantores – este de facto menos desenvolvido, quer sob o ponto de vista de pesquisa, quer em termos de realização efectiva no terreno prático do jazz. Um deles, é a ideia de que feedback físico, ‘digital’, cinestésico ou até mesmo visual, resultante da relação do intérprete com o instrumento, é determinante, para além de outros factores, para a realização e desenvolvimento do processo de improvisar. Este dado, sendo fundamental para a caracterização de alguns dos constrangimentos associados à performance vocal, poderá não apenas explicar o maior impacte da improvisação instrumental no terreno das práticas performativas e artísticas do jazz, como, simultaneamente, concorrer para o questionamento dos processos convencionais de ensino e aprendizagem junto dos cantores – o cerne da problemática do presente estudo.