• Dança 2
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Ricardo Andrade é membro da equipa de investigação do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD), em Lisboa. É licenciado e mestre em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A nível de áreas de pesquisa, os seus principais interesses recaem sobre o estudo do universo das práticas do pop-rock em Portugal. Encontra-se actualmente no processo de investigação para a sua dissertação de doutoramento sobre o fenómeno do "boom do rock português" de inícios da década de 1980.

Projeto de Doutoramento

Ar de Rock: o boom do rock em Portugal na primeira metade da década de 80

Orientação

Salwa Castelo-Branco

Referência Bolsa

SFRH/BD/86595/2012

A investigação proposta pretende analisar as mudanças nas práticas musicais que caracterizaram o designado "boom do rock português" do início da década de 80, expressão que designa o primeiro momento de grande sucesso comercial de repertório rock gravado e editado em Portugal. Esta consiste no estudo do universo musical em Portugal desde finais da década de 70, com particular incidência no estudo das práticas musicais que enformaram o universo da música popular em Portugal, considerando as indústrias do espetáculo, fonográfica e as de comunicação social (imprensa, rádio, e televisão). O estudo abordará os aspectos que enformaram e proporcionaram o desenvolvimento de repertório rock de expressão portuguesa - o designado "rock português" - em convergência com o desenvolvimento da edição fonográfica em Portugal. Incidirá também na análise dos repertórios, práticas musicais, contextos e valores que o originaram numa abordagem essencialmente etnomusicológica às formas de produção e mediação musical, articulando o fenómeno com as diversas transformações sociais e políticas ocorridas no período.

Grupo de Investigação: Etnomusicologia e Estudos em Música Popular

Linha Temática: Música e Media