• Palco
Doutorando; Músico Militar
Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro Campus Universitário de Santiago
Aveiro

Doutorando em Música pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro - Portugal; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (2011). Graduado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Sargento Músico da Banda da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte desde 1997. Lecionou na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – (UFRN) no Brasil (2005 – 2007), e na qualidade de pesquisador visitante, na Queen's University, Belfast, Irlanda do Norte (2012).Desde 2008 tem desenvolvido investigação no Brasil e em Portugal, a partir de 2011, no âmbito do doutoramento, sobre: música e sociedade, música e ritual, música e ensino, música e conflito. De entre as suas publicações mais recentes assinalam-se: O impacte da Banda de Música da Guarda Nacional Republicana na formação de músicos em Portugal, (2013). A banda da Polícia Militar do Rio Grande do Norte: música e sociedade (2012). O desfile de sete de setembro e a banda da Polícia Militar do Rio Grande do Norte: discutindo Música, Ritual e Sociedade (2011). O ensino da música na banda Shalom (2010). Aprendizagem e desenvolvimento musical na infância: Interfaces entre os processos de transmissão e enculturação (2010). A inserção da banda de música da PMRN no contexto sociocultural natalense (2010). Processos de ensino e aprendizagem na Banda de Música da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (2010). De entre os cargos desempenhados no passado destacam-se os seguintes: Coordenador musical do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (2007 – 2009), Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, em Natal, RN – Brasil e Membro da diretoria (tesoureiro) da Associação Brasileira de Trombonistas (2012 -2014).

Tese de Doutoramento

O Corpo Musical da Guarda Nacional Republicana: música, ritual e poder

Este estudo etnomusicológico centra-se na Banda de Música da Guarda Nacional Republicana (BMGNR), uma instituição militar que ao longo de 176 anos vem a conquistar uma forte presença em eventos públicos de órgãos de soberania do Estado Português, em festividades religiosas de grande impacte na cidade de Lisboa e inclusive no âmbito da programação das salas de concerto, em Portugal. Durante esses anos, foi responsável pela formação de músicos que vieram a integrar orquestras ou dirigir bandas filarmónicas e, consequentemente, pela disseminação de repertórios musicais, um pouco por todo o país. Apesar desse papel, a banda da GNR ainda não foi objecto de um estudo académico.Esta investigação tem como objetivos principais compreender as razões e as estratégias de manutenção desta organização musical militar e conhecer o seu impacte na vida musical em Portugal. Integra a investigação histórica e a investigação decampoa partir de três momentos principais de atividade da Banda da GNR:a Procissão de Nossa Senhora da Saúde e de São Sebastião,a Missa deação de graçasrealizada anualmenteno aniversário da instituição e o Concerto de Gala que ocorre no início de cada ano, numa sala de concertos da cidade de Lisboa. Porque uma instituição militar como a GNR tem uma banda de música? Como a instituição articula interna e externamente o âmbito militar e musical? O que define a Banda da GNR? Quais são os seus contextos performativos? Quem são os seus elementos? São algumas das questões que enformam este estudo.

Palavras-chave: Etnomusicologia; Banda de música da GNR; Portugal.