• Disco
Doutor Colaborador
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Doutora em Etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharel em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela PUC-Rio. Suas investigações centram-se no estudo de práticas expressivas na cidade. Tem experiência de investigação em debates acerca das migrações, práticas religiosas, relações raciais/etnicidade, sexualidade e metodologia online relacionados com a prática musical. Sua tese de doutoramento, orientada pela Prof. Dra. Salwa Castelo Branco, centra-se nas práticas espirituais do Movimento Hare Krishna em Lisboa. Seu estudo destaca os diferentes caminhos migratórios dos devotos Hare Krishna e o espaço do templo como um lugar de sociabilidade, apoio e adaptação à sociedade de acolhimento. Analisa as maneiras pelas quais as práticas espirituais dos Hare Krishnas levadas a cabo por uma maioria de migrantes de países como Brasil, Rússia, Moçambique, Índia e Nepal, entre outros, são usados ​​como uma ferramenta para criar novos grupos sociais, reavivar memórias de sua sociedade de origem e ocupar espaço público na cidade. Destaca também o modo como os devotos, através da prática musical procuram associar a imagem do movimento a uma prática cultural, na tentativa de integrarem-se na "diversidade" das actividades culturais de uma Lisboa cada vez mais turíistificada. Também escreveu uma etnografia da cena da música eletrônica no Rio de Janeiro (dissertação de mestrado), orientada pelo Prof. Dr. Samuel Araújo; e uma etnografia da cena Hip Hop no bairro da Lapa, Rio de Janeiro (monografia de B.S.), orientada pela Dr. Santuza Cambraia Naves e Dra Laura Moutinho. Como investigadora, trabalhou no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil , na Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV-RJ) e no Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos, parte do Instituto de Medicina Social, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CLAM/IMS/UERJ).