• Disco
Rio de Janeiro
20211-110
Brasil

Doutorada em Motricidade Humana, especialidade - Dança (2012) na Universidade de Lisboa / Faculdade de Motricidade Humana (FMH). Cursou o Mestrado em Performance Artística - Dança na Universidade Técnica de Lisboa (2008/2010), revalidado pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UNIRIO. É integrante do Grupo de Pesquisa "Corponectivo em Dança", linha de pesquisa: Pesquisa experimental em Estudos Cognitivos do Movimento" da UFBA (2012/atual).Integrante do INET-MD - instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (2013/atual). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1993). Tem levado a cabo investigação de terreno no Brasil e em Portuga sobre: Dança Educacional, Dança Inclusiva, Inclusão Social. De entre as suas publicações mais recentes assinalam-se: Silva, V.A. Macara, A. (2013). Dança Inclusiva: "Dançando com a Diferença". In Impressões Corporais e Textuais – Pesquisa em Dança (org). Marco Aurélio da Cruz Souza. 1º ed. São Paulo: All Sprint. Silva, V. A., Macara, A., Wachowicz, F.(2013). Efeitos da Prática da Dança em Estudantes dos Núcleos de Arte da Prefeitura do Rio de Janeiro. In: VII Seminário Nacional da Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro.Silva, V. A., Macara, A. (2013). Effects of Dance Practice in Students of the NAPRJ Project Rio de Janeiro Brasil. Atención Primaria (Barcelona. Ed. impresa). , v.45, p.139. In I Congresso Mundial de Investigação em Saúde. De entre os cargos desempenhados destacam-se os seguintes: professor III – cargo professora de Dança do Centro Universitário Uniabeu, professora da Especialização em Neuropsicologia da Pós Graduação CENSUPEG, professor I - Educação Física da Prefeitura do Rio de Janeiro, no cargo de professora de Dança do Instituto Helena Antipoff - Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (IHA/CIAD) E professora de Dança do Colégio Santo Inácio de Loyola. Tem experiência na área de Educação Física e Dança em contexto educacional e artístico atuando principalmente nas seguintes especificidades: Dança Inclusiva, Dança-Educação, Atividade Física para 3ª Idade e Atividades Aquáticas para Gestantes.

Tese de Doutoramento

RESUMO

A tese com título (provisório)" Significados e Repercussões da Prática da Dança para Frequentadores dos Núcleos de Arte da Prefeitura do Rio de Janeiro", é desenvolvida no âmbito do curso de Doutoramento em Motricidade Humana, especialidade – Dança, vinculado à Universidade de Lisboa / Faculdade de Motricidade Humana. Tem como propósito verificar os benefícios da prática da Dança uma população de jovens praticantes, verificando como essa prática se faz presente, enquanto atividade mediadora de representações de "novas leituras de mundo" e de algumas reverberações nas componentes corporais, afetivas, cognitivas e sociais. Com efeito, o trajeto metodológico percorrido para construção da tese decorreu em duas fases, a saber. A primeira de natureza exploratória, marcada por dois Estudos Preliminares (Hill & Hill, 2009). E a segunda, foi caracterizada pela busca de dados diretamente da fonte de origem, do tipo pesquisa de campo, como aponta Mattos (2004), contemplando duas perspectivas de natureza distinta: a abordagem quantitativa com perfil descritivo (Gil, 2012) e abordagem qualitativa de perfil interpretativo (Bauer & Gaskell, 2008; Coutinho, 2011), delineados através do desenho de pesquisa de Métodos Mistos (Johnson & Onwuegbuzie, 2007; Creswell, 2009). Participam do estudo de base quantitativa 378 jovens, na faixa etária de 12 a 18 anos de idade. E do estudo de base qualitativa, 55 integrantes (praticantes, ex-praticantes de dança, professores de dança e coordenadores dos Núcleos de Arte). O instrumento de recolha dados utilizado foi o questionário "Corpo, Dança e Comunidade" (2013) e entrevistas semiestruturadas. A tese encontra-se na fase de análise dos dados.

Grupo de Investigação: Estudos em Dança