• Dança 4
Doutor Colaborador
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

F. Esposito tem realizado um intenso trabalho de investigador independente que se reflectiu em diversas publicações, entre as quais: uma extensa monografia sobre a vida musical, em Lisboa, na primeira metade do século 19; um ensaio vencedor da 5ª edição do Prémio Liszt (Fondazione Liszt de Bolonha, 2011); vários artigos publicados em revistas internacionais da especialidade com revisão por pares; algumas biografias de músicos do século 19 para diversos dicionários, incluindo os dois principais de música (The new Grove Dictionary of Music and Musicians e Die Musik in Geschichte und Gegenwart). Licenciou-se em Nápoles com tese em História da Música (nota máxima cum laude) e em 2009 completou um doutoramento em Musicologia Histórica (Universidade Nova de Lisboa, nota máxima cum laude por unanimidade), com uma dissertação sobre a vida concertistica e associativismo musical em Lisboa na primeira metade do século 19. Em seguimento destas pesquisas, realizou um pós-doutoramento centrado sobre as tournées concertísticas do século XIX relacionadas com Portugal. Foi membro dos projectos Estudos de Música Instrumental em Portugal: 1755-1834 (Univers. de Évora), O Teatro de S. Carlos: As Artes do Espectáculo em Portugal (Univ. Nova de Lisboa) e colabora com o projecto Applied musicology to the concert classic in Spain (Univ. de La Rioja).  Membro do Conselho Científico do Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira Caravelas e do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, ensinou várias disciplinas musicais (História da Música Portuguesa, Estética Musical, História da Música, etc.) nas principais instituições musicais de Lisboa (Universidade Nova, Escola Superior de Música, Academia Nacional Superior de Orquestra, Conservatório Nacional, etc.) assim como Literatura Italiana e Latina nas escolas italianas. Os resultados das suas pesquisas têm sido constantemente apresentados à comunidade científica em congressos e conferências internacionais.